DO SUL GEOGRÁFICO AO SUL EPISTEMOLÓGICO: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.13690
Agências de fomento
Palavras-chave:
Universidade, Inédito-Viavel, Desenvolvimento Local SustentávelResumo
Estabelecendo um diálogo entre a Educação Dialógica de Paulo Freire e as Epistemologias do Sul apresenta-se discussão a respeito da expansão universitária para o interior do Estado do Ceará, nordeste Brasileiro. É discutida a construção de um Programa de Pós-Graduação que focaliza o Desenvolvimento Sustentável no sertão cearense como pretexto para tematizar possíveis resistências dentro do paradigma emergente. A metodologia adotada alinha-se com o referencial da pesquisa qualitativa, a partir da experiência de Grupos Focais e de entrevistas em profundidade com a utilização de um roteiro semiestruturado. Dos resultados encontrados, observa-se que o pensamento freiriano comparece na identificação dos inéditos viáveis como os pontos de tensionamento possíveis a serem experimentados na construção de uma Universidade que se volte para a realidade local e que, assim produz saberes válidos. Conclui-se que a leitura dialógica da construção do conhecimento que Freire propõe apresenta-se como diretriz a ser adotada para uma aproximação do horizonte utópico da transformação social e da própria universidade.Downloads
Publicado
20-12-2017
Como Citar
SALGUEIRO DO NASCIMENTO, V.; RABELLO DE CASTRO, L.; FORTE DIOGO ROCHA, N. M.; FEITOSA PETROLA, D. A. DO SUL GEOGRÁFICO AO SUL EPISTEMOLÓGICO: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 27, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i27.13690. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13690. Acesso em: 10 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.