MODELAGEM MATEMÁTICA NA PÓS-MODERNIDADE: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i29.15360
Agências de fomento
Palavras-chave:
Modelagem Matemática. Pós-modernidade. Formação continuada.Resumo
Nesse artigo apresentamos uma reflexão sobre a Modelagem Matemática na perspectiva de Burak (2004), pensando em uma proposta de formação continuada de professores pautada na discussão sobre a pós-modernidade na visão de Santos (2010) e da mudança de estilo de pensamento tratada por Fleck (2010). Para isso, além de uma reflexão teórica apresentamos resultados iniciais de uma pesquisa qualitativa fenomenológica orientada pela pergunta: como os professores compreendem o ensino da matemática? Tal pesquisa foi realizada com objetivo de compreender o coletivo de pensamento dos professores que ensinam matemática em Irati para assim dialogar com os pressupostos teóricos e pensar em uma formação continuada que possibilite a mudança de estilo de pensamento necessária para que a Modelagem Matemática chegue efetivamente a sala de aula.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
06-12-2018
Como Citar
ZONTINI, L. dos R. S.; BURAK, D. MODELAGEM MATEMÁTICA NA PÓS-MODERNIDADE: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 29, p. DOI: 10.17648/educare.v13i29.15360, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i29.15360. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/15360. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.