HISTÓRIAS DE SUCESSO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i24.16437Resumo
Esta pesquisa tem como tema as motivações de jovens e adultos para permanecer estudando. Por meio da leitura de entrevistas dos sujeitos de 16 dissertações de mestrado e 02 teses de doutorado buscou-se entender o contexto em que se dão essas motivações, além das diferentes formas como os alunos desenvolvem estratégias de permanência que os conduzem ao sucesso escolar na Educação de jovens e adultos.Com base nas concepções de Barrera (2010), Bourdieu (2001) e Oliveira (2004) foi possível estudar o fenômeno da permanência ligado à motivação pessoal e às disposições apresentadas pelos sujeitos da EJA. A análise dos dados encontrados permitiu problematizar o papel da escola na manutenção da motivação do aluno, bem como na detecção e desconstrução de sentimentos que possivelmente influenciam de forma negativa, desmotivando os alunos, a fim de reduzir o número de evasões na EJA. Concluiu-se pela necessidade de desenvolver uma observação mais atenta dos sujeitos da EJA, a fim de que, atentos às suas especificidades, possam se adequar os cursos à diversidade de realidades subjetivas e objetivas dos sujeitos da Educação de jovens e adultos no Brasil.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
BARCELOS DE MOURA ABREU, C.; MESSIAS, L. HISTÓRIAS DE SUCESSO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 24, 2000. DOI: 10.17648/educare.v12i24.16437. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/16437. Acesso em: 18 abr. 2025.
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Artigos e Ensaios
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