OLHARES CRÍTICOS DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1654Palavras-chave:
Durkheim, educação, sociologia, formação de professores e educação infantilResumo
Este trabalho tem por objetivo discorrer sobre as produções realizadas pelas professoras de um curso de Formação para Professores que teve por finalidade analisar a obra de Emile Durkheim e, posteriormente, realizar uma analogia com o livro infantil A História de Pinóquio. Nesse sentido, buscamos compreender como as histórias infantis são portadoras de concepções e de representações da sociedade. Após a discussãoda obra Educação e Sociologia, as estudantes realizaram em grupo a análise da obra e da história infantil, apresentaram em sala de aula e, em seguida, entregaram por escrito as produções. Dentre os aspectos relevantes destacados por elas, estão o papel da educação de crianças pequenas, o adulto como portador de dispositivos moralizantes, a punição como aparato da desobediência e o papel do Estado e do professor. Conclui-se que essa experiência possibilitou a compreensão, por parte das professoras, de que os teóricos clássicos permitem a reflexão de uma obra desenvolvida numa época e num contexto. No entanto podem trazer contribuições para a atualidade e, no caso, a escolha da literatura infantil é essencial para a construção da cidadania e de direitos que as crianças pequenas já possuem e conquistam.
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Publicado
01-01-2000
Como Citar
BACCHIEGA, M. C.; ANDRADE, C. B. OLHARES CRÍTICOS DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 4, p. p. 53–62, 2000. DOI: 10.17648/educare.v2i4.1654. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1654. Acesso em: 19 abr. 2025.
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Núcleo Temático: Aprendizagem e Ação Docente
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