O ESTÁGIO CURRICULAR E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1662Palavras-chave:
formação inicial, estágio, ensino de arte, trabalho docenteResumo
Trata-se de uma reflexão sobre o estágio na formação do professor no curso de licenciatura em Artes Visuais da Faculdade de Artes do Paraná, tendo como foco de análise o curso de graduação, o ensino de arte nas escolas e os relatos de alunas sobre a experiência dos estágios. O estranhamento entre formação e atuação é destacado pelas alunas estagiárias na qual se evidencia o pouco subsídio da formação acadêmica para a investigação e construção de práticas educativas no espaço-tempo de estágio. As licenciandas constataram que o ensino de arte permanece condicionado a uma história da arte cronológica e eurocêntrica, o que, somado a posição periférica da disciplina no currículo escolar, dificulta a sua constituição como saber necessário para a formação humana. Os resultados indicam que a arte é pouco compreendida no espaço escolar, evidenciando a necessidade de mudanças nos cursos de formação, a fim de que se enfatizem articulações entre disciplinas formativas, estágio e escolas de atuação, entre educação e novas fontes de informação e entre conhecimentos acadêmicos, realidade profissional e cotidiano escolar.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
VASCONCELOS, S. T. O ESTÁGIO CURRICULAR E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 4, p. p. 159–175, 2000. DOI: 10.17648/educare.v2i4.1662. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1662. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Núcleo Temático: Aprendizagem e Ação Docente
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.