A CONTRIBUIÇÃO DE UM ESPAÇO NÃO-FORMAL DE ENSINO NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA INFANTO-JUVENIL: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE RESTINGA SÊCA/RS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1672Palavras-chave:
Ensino não-formal, cidadania, infanto-juvenilResumo
Este estudo objetivou analisar a contribuição de um espaço não-formal de ensino no município de Restinga Sêca/RS. A partir de um estudo de caso foram entrevistados professores e alunos e realizadas observações no campo de pesquisa. Após uma breve análise sobre as bases históricas de como a cidadania vêm sendo constituída em nossa sociedade, marcada pela exclusão das classes populares na tomada de decisões, retomamos esse conceito na contemporaneidade, a fim de compreendê-lo em um sentido mais amplo e sob uma perspectiva de gestão educacional. A investigação caracterizou-se por uma pesquisa etnográfica e de caráter qualitativo, onde foram utilizados como instrumentos de pesquisa: a inserção participante, a observação participante, o diário de campo e a entrevista estruturada. De posse desses dados, foram realizadas as análises buscando estabelecer uma tessitura com os autores abordados no marcoteórico. Nesse sentido buscou-se apontar algumas possibilidades e deficiências deste espaço concreto de estudo, assim como elucidar o trabalho pedagógico dos professores,
a contribuição dos alunos, a forma de gestão e as relações deste meio com outros setores da sociedade. Finalmente foram destacados alguns pontos merecedores de maior atenção e reflexão visando uma gestão de maior qualidade.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
JOBIM, L. M.; DE OLIVEIRA, M. O. A CONTRIBUIÇÃO DE UM ESPAÇO NÃO-FORMAL DE ENSINO NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA INFANTO-JUVENIL: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE RESTINGA SÊCA/RS. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 4, p. p. 313–326, 2000. DOI: 10.17648/educare.v2i4.1672. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1672. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Fundamentos Metodológicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.