O PÚBLICO E O PRIVADO NAS REVISTAS VOZES E ANHEMBI NAS DÉCADAS DE 1950 E 1960
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i31.18684
Agências de fomento
CAPES
Palavras-chave:
Público. Privado. Revista Vozes. Revista Anhembi.Resumo
A pesquisa tem como temática os conceitos de público e privado presentes em um periódico, ou seja, nas Revistas Vozes e Anhembi nas décadas de 1950 e 1960. Nesse sentido, o objetivo geral é aprofundar os embates entre os defensores da escola pública e os da escola privada, sob o ponto de vista das Revistas Vozes e Anhembi. O problema do artigo busca responder a uma questão central: qual a concepção de público e privado presente nas páginas das Revistas Vozes e Anhembi? A pesquisa é de natureza bibliográfica-documental. Utilizamos como fontes de pesquisa, livros, dissertações, artigos em periódicos e as fontes documentais: artigos das Revistas. Destaca-se nos resultados a discussão que o contexto das décadas de 1950 e 1960 estabelece, especialmente, sobre a função da educação para o desenvolvimento do “progresso”, se pública ou privada, se do Estado ou da família.Downloads
Publicado
02-03-2019
Como Citar
SOUZA, J. E.; PASINATO, D. O PÚBLICO E O PRIVADO NAS REVISTAS VOZES E ANHEMBI NAS DÉCADAS DE 1950 E 1960. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 31, p. DOI: 10.17648/educare.v13i31.18684, 2019. DOI: 10.17648/educare.v13i31.18684. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18684. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ LAICIDADADE E EDUCAÇÃO
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.