RETALHOS DE MEMÓRIAS: LEMBRANÇAS DOCENTES QUE RECONTAM O TRABALHO DE SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.18723
Agências de fomento
Palavras-chave:
Memória, Trabalho docente, Revista do Ensino do Rio Grande do Sul.Resumo
Este trabalho tem como proposta discutir a importância de iniciativas que visem revistar e preservar memórias docentes, compreendendo a sua potencialidade para a preservação de alguns aspectos significativos para a história da educação gaúcha. Tal interesse foi despertado durante a realização do projeto de pesquisa “Memórias docentes: a utilização da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul no município de Bagé/RS”, que teve como objetivo compreender a influência, credibilidade e aceitação da Revista do Ensino/RS sobre os saberes e práticas de professores que, atuantes nas décadas de 50, 60, 70 e 80 no munícipio de Bagé, tinham acesso ao material e as propostas difundidas pela Revista. Durante o caminho da pesquisa, realizada por meio de entrevistas com professores, a importância da preservação e compreensão das histórias, em formato de memórias, que foram revividas pelos entrevistados, foi despertada a partir da percepção sobre a vivacidade e riqueza de detalhes que somente quem vivenciou os fatos narrados é capaz de relatar, auxiliando a remontar capítulos fundamentais para a história da educação. Com isso, este trabalho objetiva revisitar a importância da preservação das memórias dos professores entrevistados, entendendo a memória enquanto prática social e fonte de informação para a compreensão sobre a educação nas décadas em estudo.Downloads
Publicado
01-10-2018
Como Citar
COSTA MONTEIRO GERVASIO, S.; CARVALHO BICA, A. RETALHOS DE MEMÓRIAS: LEMBRANÇAS DOCENTES QUE RECONTAM O TRABALHO DE SALA DE AULA. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 28, p. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18723, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18723. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18723. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.