RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DO SUPERVISOR ESCOLAR TENDO COMO PERSPECTIVA DE ATUAÇÃO A INCORPORAÇÃO DA PESQUISA-AÇÃO NAS ESCOLAS

Autores

  • Nadja Valéria dos Santos Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v4i7.1875

Palavras-chave:

Pesquisa-ação, Formação de Professores, Supervisor Escolar.

Resumo

Com este ensaio, pretende-se apontar para a importância da contribuição da
pesquisa-ação na escola de educação básica e sugerir que o promotor deste processo
seja o Supervisor Escolar, atendendo ao que alguns autores sustentam quando afirmam
defender a legitimidade e a importância de os professores e os formadores de
professores controlarem suas próprias práticas. O objetivo desta mudança de enfoque
seria assumir a educação como produção coletiva e aproximar os saberes científicos dos
saberes da experiência tendo em vista o fato de que o exercício da pesquisa tem sido
privilégio da universidade que algumas vezes enclausura seus resultados, traduzindo o
atendimento às exigências institucionais na obtenção de uma titulação acadêmica.

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Publicado

09-03-2010

Como Citar

DOS SANTOS FERREIRA, N. V. RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DO SUPERVISOR ESCOLAR TENDO COMO PERSPECTIVA DE ATUAÇÃO A INCORPORAÇÃO DA PESQUISA-AÇÃO NAS ESCOLAS. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 7, p. p. 343–354, 2010. DOI: 10.17648/educare.v4i7.1875. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1875. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos Metodológicos