OS JOVENS NA PÓS-MODERNIDADE: CALEIDOSCÓPIO DE SEUS PROJETOS DE VIDA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.18940
Agências de fomento
CNPq
Palavras-chave:
, Educação. Escola pública. Projeto de Vida. Jovens. Ensino MédioResumo
RESUMO: Neste artigo, abordamos dois momentos. No primeiro, abordamos a modernidade e a pós-modernidade com o objetivo de situar a contemporaneidade e o chão onde essas juventudes se constroem. No segundo, enveredamos pela apresentação parcial da pesquisa sobre projetos de vida de jovens de escolas públicas da cidade de Belém. A pesquisa teve como amostra seis escolas distribuídas entre a região central e a periférica da cidade de Belém. Os sujeitos são 725 jovens distribuídos entre sexo feminino e o sexo masculino na faixa de 15 a 24 anos, dos 2º e 3º anos do Ensino Médio. Os resultados demonstram que as representações sociais refletem as imagens e os significados sobre o Projeto de Vida que transitam entre Educação, Trabalho e Vida Melhor. Além disso, a escola, sem ressignificar a racionalidade com a qual materializa o processo ensino-aprendizagem passa a representar um obstáculo por suas condições de ensino, pela ausência de projetos socioeducacionais que contribuam com a formação cidadã, a construção e a realização de projetos atuais e futuros de vida desses jovens. Em síntese, o descompasso entre os contextos sócio históricos nos quais as juventudes se constroem e a educação que recebem é preocupante, uma vez que fortalece o campo de vulnerabilidades, onde essas juventudes podem se inserirDownloads
Publicado
01-10-2018
Como Citar
NASCIMENTO, I. P.; RODRIGUES, S. E. OS JOVENS NA PÓS-MODERNIDADE: CALEIDOSCÓPIO DE SEUS PROJETOS DE VIDA. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 28, p. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18940, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18940. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18940. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ PÓS-MODERNIDADE E EDUCAÇÃO: CALEIDOSCÓPIO DE PERSPECTIVAS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.