A EDUCAÇÃO COMO CALEIDOSCÓPIO DO HUMANO: REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E A MÍDIA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.18957
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Palavras-chave:
Condição Humana, Educação, Mídia.Resumo
Partindo dos princípios da teoria da complexidade humana, buscamos tecer neste trabalho reflexões sobre as características cosmológicas e culturais que constituem o ser humano e a possibilidade de aliá-las ao ensino formal escolar, objetivando um ensino completo para a vida. Acreditamos na necessidade da instituição escolar em utilizar os conteúdos midiáticos como fontes de apoio a esse processo, pois os mesmos falam ao íntimo humano e possuem a empatia e familiaridade necessária para tocar os jovens aprendizes. Utilizamos os pressupostos teóricos desenvolvidos por Edgar Morin; Borys Cyrulnik e Orozco Gomes para compreendermos o desenvolvimento da condição humana no sujeito, e as proximidades e disparidades possíveis entre a mídia e a escola nesse processo. As pesquisas acadêmicas “A televisão na escola” e “Sobre imagens, pensamento e educação: narrativa de uma caminhada ao encontro do sujeito imaginador na escola” embasam nossas reflexões e apontam para a necessidade da integração entre os conteúdos pedagógicos e os conteúdos midiáticos e envolver o aprendizado para o humano. Defendemos que ensinar para o humano compreende incluir todas as variáveis que compõe esse ser, que o singularizam diante das outras espécies de seres vivos e conscienciais. Ensinar para o humano significa refletir sobre seus processos e dilemas interiores aliados às pulsões externas que emanam da sociedade.Downloads
Publicado
01-10-2018
Como Citar
PAIVA, M. S. de; SOUZA, K. C. A.; EVANGELISTA, J. L.; FONSECA, A. S. de S. A EDUCAÇÃO COMO CALEIDOSCÓPIO DO HUMANO: REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E A MÍDIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 28, p. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18957, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18957. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18957. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ PÓS-MODERNIDADE E EDUCAÇÃO: CALEIDOSCÓPIO DE PERSPECTIVAS
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