NA FLUIDEZ DO CORPO UM ENCONTRO PELA DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.18976
Agências de fomento
Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave:
Docência, corpo, teatro, arquiteturaResumo
Este artigo é um trabalho conjunto, escrito por duas docentes, uma do teatro e outra da arquitetura, com a participação da orientadora comum as duas, que se encontraram para falar do corpo como potência para a docência. Para tanto, revisitaram suas vivências e trouxeram uma discussão sobre como o corpo atravessa suas áreas de formação e sobre o sensível na educação. O objetivo é promover uma reflexão sobre docência a partir do corpo, do estar no corpo no teatro e na arquitetura, buscando uma maior permeabilidade dos saberes sensíveis na educação. Neste contexto, este texto destaca três ideias que podem movimentar a docência: a primeira diz respeito à importância que o corpo tem como existência na docência, a segunda enfatiza que formação é estar aberto para o mundo e que o corpo é comunicação e a terceira destaca que criação, ou auto-criação, envolve sempre movimento de corpo. Assim, por meio de uma conscientização maior sobre a importância do corpo e de suas potencialidades, há uma valorização do cotidiano, da sala de aula como ambiente profícuo para formação.Downloads
Publicado
01-10-2018
Como Citar
DOS SANTOS, C. B.; ALBERTON, J.; DE OLIVEIRA, V. F. NA FLUIDEZ DO CORPO UM ENCONTRO PELA DOCÊNCIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 28, p. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18976, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18976. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18976. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.