O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PELA VOZ DOS EGRESSOS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i31.19849
Agências de fomento
Palavras-chave:
Trabalho de Conclusão de Curso, egressos, Pedagogia.Resumo
Este artigo sucinta o estudo realizado sobre o processo de produção do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC no curso de Pedagogia da Unioeste, campus Cascavel - PR, nos anos de 2011 a 2015/2016. O estudo objetivou compreender, através da análise das respostas dos questionários, de que forma o TCC está sendo avaliado pelos egressos. Buscou-se também, problematizar as percepções dos alunos formados no curso de Pedagogia sobre o desenvolvimento do TCC e identificar, de acordo com as respostas, o que poderia ser mantido e\ou incorporado, na visão de ex-aluno, ao TCC, tanto no que se refere à disciplina, tempo de produção, entre outros. Caracteriza-se por ser um estudo qualitativo, de abordagem fenomenológica, e utilizou-se de questionário como procedimento para a realização da coleta de dados. Os autores Fontana (2006), Oliveira (2012) e Campos (2009) contribuíram para o embasamento da análise dos resultados do estudo. Os resultados obtidos evidenciam o pouco aproveitamento do Pré-Projeto de Pesquisa, a falta de envolvimento do egresso enquanto acadêmico no que diz respeito à leituras e escritas de artigos científicos, aos orientadores e aos projetos de iniciação científica.Downloads
Publicado
02-03-2019
Como Citar
JUNGES, P.; BASTOS, C. C. B. C. O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PELA VOZ DOS EGRESSOS. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 31, p. DOI: 10.17648/educare.v13i31.19849, 2019. DOI: 10.17648/educare.v13i31.19849. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/19849. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.