ANTINOMIAS DA FORMAÇÃO: OS DESAFIOS DO ENSINO DE FILOSOFIA FRENTE AO PROJETO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO MODERNO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i31.20997
Agências de fomento
CAPES
Palavras-chave:
Formação humana, Modernidade, Ensino de FilosofiaResumo
Trata-se de uma abordagem de natureza teórica que tem como objetivo refletir sobre o Ensino de Filosofia no processo de formação humana. Entende-se que no atual cenário que engloba, especificamente, o desenvolvimento humano pelos sistemas formais de escolarização, há uma predominância técnico-científica de caráter moderno que, por consequência, figura axiologicamente como eixo principal do ensino. Diante disso, questionou-se: Qual o papel do Ensino de Filosofia frente ao crescente desenvolvimento técnico-científico que desvincula, ao que parece, Epistemologia, Ética e Política? Na tentativa de responder à questão, utilizou-se a metodologia bibliográfica de modo a valorizar o horizonte compreensivo e o trânsito por algumas matrizes teóricas que discutem o chamado projeto científico-tecnológico moderno. Argumenta-se a favor da reflexão filosófica como componente curricular dos processos de escolarização e compreende-se que este é um dos desafios contemporâneos do Ensino de Filosofia.Downloads
Publicado
02-03-2019
Como Citar
AMORIM, F. V.; JÚNIOR, ÁLVARO V.; NEVES, J. G. ANTINOMIAS DA FORMAÇÃO: OS DESAFIOS DO ENSINO DE FILOSOFIA FRENTE AO PROJETO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO MODERNO. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 31, p. DOI: 10.17648/educare.v13i31.20997, 2019. DOI: 10.17648/educare.v13i31.20997. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/20997. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
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Artigos e Ensaios
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