MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.21216
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES)
Palavras-chave:
Ensino e Aprendizagem, Modelagem Matemática, Educação Matemática.Resumo
Este artigo trata da Modelagem Matemática aplicada à Educação do Campo. A Modelagem Matemática é uma atividade diferenciada do ensino tradicional e passível de ser aplicada nas mais diversas situações. Assim, investiga-se as contribuições da modalidade quando aplicada na Educação do Campo. Para tanto é realizado trabalho prático com vinte estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola do Campo no Interior do Paraná, tendo como base a fundamentação teórica de estudiosos da modalidade. Os resultados evidenciam que a Modelagem Matemática desenvolvida na educação do campo, ao valorizar os conhecimentos prévios dos estudantes dá sentido a sua realidade e potencializa as aulas de Matemática. Verifica-se, pois, que com a sistematização do conhecimento empírico dos estudantes, avança-se para a aquisição do conhecimento matemático científico, com mais motivação e facilidade.Downloads
Publicado
23-04-2021
Como Citar
HUF, S. F.; BURAK, D.; PINHEIRO, N. A. M. MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 451–475, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.21216. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/21216. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
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