Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Template
Avaliadores
Indexadores
Equipe Editorial
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
Vol. 16, N. 38 (2021) Pensar a Pedagogia para responder aos contextos escolares e não escolares da atualidade
Vol. 16, N. 38 (2021) Pensar a Pedagogia para responder aos contextos escolares e não escolares da atualidade
Publicado:
23-04-2021
APRESENTAÇÃO
PEDAGOGIA - PENSAR A PEDAGOGIA PARA RESPONDER AOS CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES DA ATUALIDADE
Emerson Augusto de Medeiros, Osmar Hélio Alves Araújo, Liliana Soares Ferreira
1-9
PDF
Entrevista do Dossiê
ENTREVISTA COM O PROFESSOR DERMEVAL SAVIANI (UNICAMP)
Dermeval Saviani, Liliana Soares Ferreira, Osmar Hélio Araújo, Emerson Augusto de Medeiros
10-31
PDF
Dossiê: Pedagogia: Pensar a Pedagogia para responder aos contextos escolares e não-escolares da atualidade
A PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
Mara Aparecida Alves da Silva, Lúcia Gracia Ferreira
32-51
PDF
PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO: DIMENSÕES EPISTEMOLÓGICAS E CONCEITUAIS
Jefferson da Silva Moreira, Aline Daiane Nunes Mascarenhas
52-72
PDF
PEDAGOGIA CRÍTICA: POR UMA EPISTEMOLOGIA CRÍTICA E INSURGENTE
Maria Amelia Santoro Franco, Guadalupe Correa Mota, Lisley Gomes Silva
73-96
PDF
FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: UM ESTUDO CURRICULAR
Emerson Augusto de Medeiros, Osmar Hélio Alves Araújo, Ivan Fortunato
97-122
PDF
CURSO DE PEDAGOGIA ALLÍ E AQUI: ESTUDO COMPARADO ENTRE OS CONTEXTOS ESPANHOL E BRASILEIRO.
Liliana Soares Ferreira, Ana Maria Montero Pedrera
123-142
PDF
“ISSO FOI CAPAZ DE ME CONDUZIR A INÚMERAS REFLEXÕES”: REFLETINDO SOBRE A PROFISSIONALIDADE DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA
Cláudia Starling, Marilza Oliveira Santos, Maria Luiza Faria
143-162
PDF
ESTUDOS SOBRE FORMAR-SE PEDAGOGO NO CURSO NOTURNO A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O ESTADO DA QUESTÃO
André Leandro dos Santos Pereira, Maria Socorro Lucena Lima
163-183
PDF
A MONITORIA ACADÊMICA VOLUNTÁRIA NO CURSO DE PEDAGOGIA: REFLEXÕES SOBRE O CONHECIMENTO DESTE PROJETO DE ENSINO
Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Bruna Aldine Muller, Liliane Eliane Dreyer
184-200
PDF
A ESCOLA, A PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO HUMANA: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
Denise Wildner Theves, João Francisco Lopes de Lima
201-222
PDF
POSSIBILIDADES DA AÇÃO COMUNICATIVA PARA A PEDAGOGIA: PRÁTICAS DE GESTÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO RN
Amanda Santos de Queiroz Oliveira Paiva, Rosalvo Nobre Carneiro
223-246
PDF
EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONTRIBUIÇÕES DAS PEDAGOGIAS DA AUTONOMIA E DA INFÂNCIA PARA A FORMAÇÃO HUMANA
Kallyne Kafuri Alves, Maria Nilceia de Andrade Vieira
247-265
PDF
O ENSINO E AS IMAGENS A PARTIR DA PEDAGOGIA DA SENSIBILIDADE: ENTRE O ENCANTAMENTO E A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Paulo Augusto Tamanini, Maria do Socorro Souza
266-279
PDF
FORMAÇÃO BIOÉTICA PENSADA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA CIENTÍFICA
Edilson Antedomenico, Marcia Reami Pechula, Marcia Reami Pechula
280-301
PDF
CRIAÇÃO DE DISPOSITIVOS METODOLÓGICOS E DE AMBIÊNCIAS TRANSFORMATIVAS NA PESQUISA-FORMAÇÃO
Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, Bruna Rafaela Evangelista Oliveira, Cledna Kalyne Medeiros Dantas Alves
302-321
PDF
Artigos e Ensaios
O BRINCAR E O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DELICADA RELAÇÃO DESCORTINADA PELAS PESQUISAS
Tiago Efrem Andreeta, Luana Carramillo Going
322-342
PDF
A QUESTÃO ECOLÓGICA, PANDEMIA DA SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA (COVID-19) E ELEMENTOS PARA SE REPENSAR A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Rogério Rodrigues
343-361
PDF
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROJETO DE RECONSTRUÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL
Sidinei Pithan da Silva, Adriane Helena Dutra Quaresma, Paula Luiza Pündrich
362-383
PDF
O QUE PROFESSORAS (PEDAGOGAS) INICIANTES SABEM SOBRE GEOMETRIA?
Gislaine Aparecida Puton Zortêa, Klinger Teodoro Ciríaco
384-410
PDF
ENEM: DA AVALIAÇÃO À REPRODUÇÃO.
Cesar Mangolin, Carlos Alberto Vieira Borba, Elisabeth dos Santos Tavres
411-426
PDF
INDIGENOUS SCHOOL EDUCATION AND THE KRAHO SCHOOLS
José Manuel Ribeiro Meireles
427-450
PDF (English)
MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Samuel Francisco Huf, Dionísio Burak, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
451-475
PDF
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Kelly Danielle Santos Silva Brito, Josania Lima Portela Carvalhêdo
476-497
PDF
Palavras-chave
Idioma
English
Français (Canada)
Português (Brasil)
Español (España)
Italiano
Українська
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Mais lidos
TELLING OF HISTORIES AS PEDAGOGICAL STRATEGY IN THE INFANTILE EDUCATION And FUNDAMENTAL TEACHING
99369
A EXPRESSAO FACIAL É PARTE INTEGRANTE DA LÍNGUA DE SINAIS - LIBRAS COMO L2
17306
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES E IMPACTOS NA PEDAGOGIA
15455
EDUCATION OF DEAF PEOPLE: INCLUSIVE SCHOOL VERSUS BILINGUAL SCHOOL
14482
A PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
13753
A ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR EM SERVIÇO: A VISÃO DE PROFESSORES
13170
PENSAMENTO DE JOHN LOCKE SOBRE EDUCAÇÃO
12857
REUVEN FEUERSTEIN: “MEDIATED LEARNING EXPERIENCE: A STRUCTURAL COGNITIVE MODIFIABILITY JUMP”
10383
ENTRE AS IDEIAS PEDAGÓGICAS E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
10355
INCLUSION AND INTERACTION: RESEARCH ABOUT THE WORK OF TEACHER OF SPECIAL EDUCATION IN BIDOCÊNCIA
9820