CIÊNCIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: APONTAMENTOS TEÓRICOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v14i32.21470
Agências de fomento
CAPES
Palavras-chave:
Ciências, Alfabetização Científica, Formação de Professores,Resumo
Este artigo apresenta ideias decorrentes de estudos sobre o ensino de ciências e a alfabetização científica. Articula os conceitos de letramento e alfabetização científica (LORENZETTI; DELIZOICOV, 2001; SASSERON; CARVALHO, 2011) e de alfabetização na língua materna (SOARES, 1998; FREIRE, 1967, 1996) para empreender proposições sobre a formação de professores que trabalham com o ensino de ciências na educação básica. As ideias desenvolvidas corroboram estudos que afirmam a importância do ensino das ciências, nos anos iniciais, na perspectiva da alfabetização científica. Afirma posições que asseguram às crianças o direito de participação em práticas que ampliem a sua noção de mundo e os seus conhecimentos sobre os processos e procedimentos científicos. Nessa direção, sustenta-se a compreensão de que as ciências e as especificidades da alfabetização científica podem potencializar a inserção das crianças em uma nova cultura, a cultura científica.Downloads
Publicado
04-12-2019
Como Citar
MARTINS PEREIRA, I. D.; NÖRNBERG, M. CIÊNCIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: APONTAMENTOS TEÓRICOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 32, p. DOI: 10.17648/educare.v14i32.21470, 2019. DOI: 10.17648/educare.v14i32.21470. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/21470. Acesso em: 3 nov. 2024.
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Artigos e Ensaios
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