O BRINCAR E O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DELICADA RELAÇÃO DESCORTINADA PELAS PESQUISAS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.21616
Agências de fomento
Programa Mestre-Aluno. Prefeitura de Santos.
Resumo
O brincar e o lúdico apresentam uma delicada relação com o ensino fundamental devido à dicotomia historicamente construída, que prevê a escola como um lugar exclusivo para a aprendizagem, contraditória à brincadeira. Os termos são, assim, utilizados com semelhança semântica, embora o segundo tenha um sentido mais amplo, que abarca dentro de si o primeiro. O objetivo deste trabalho é verificar de que maneira as práticas docentes atuais permitem a presença do lúdico, necessário ao desenvolvimento do imaginário infantil nas turmas de primeiro ano do ensino fundamental. Para tal, realiza-se levantamento bibliográfico por meio de acesso às plataformas online da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Banco de Teses e Dissertações da CAPES e Google Acadêmico, com o uso das palavras-chave “lúdic*”; “lúdic*”+“primeiro ano do ensino fundamental”; “brincar”+“primeiro ano do ensino fundamental”; “ludic*”+“ensino fundamental”. Os resultados observam que as pesquisas focam ora na perspectiva dos professores, ora na dos alunos para compreender como é permitido às crianças brincar dentro das escolas. O ponto convergente entre eles é a pouca utilização de brincadeiras e de momentos lúdicos em turmas de primeiro ano, ainda que as pesquisas o apresentem como parte importante do desenvolvimento infantil. Como justificativa para a ausência do lúdico no processo da aprendizagem as pesquisas atribuem dois pontos relevantes, sendo a pouca exploração sobre o tema durante a formação docente e a necessidade de trabalhar massivamente os conteúdos escolares impostos pela sociedade e pelos documentos emitidos por instituições oficiais, tanto em esfera federal, quanto estadual e municipal. O encontro entre esses dois fatores reforça o uso de atividades mecânicas e muitas vezes sem sentido para as crianças.Downloads
Publicado
23-04-2021
Como Citar
ANDREETA, T. E.; GOING, L. C. O BRINCAR E O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DELICADA RELAÇÃO DESCORTINADA PELAS PESQUISAS. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 322–342, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.21616. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/21616. Acesso em: 17 abr. 2025.
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Artigos e Ensaios
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