CONSIDERAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO EM TORNO DE PIERRE BOURDIEU E MICHEL FOUCAULT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.21815
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Educação; Michel Foucault; Pierre Bourdieu.

Resumo

RESUMO: A ideia de aproximar a filosofia de Michel Foucault com a sociologia de Pierre Bourdieu, envolvendo, ainda, outros autores em uma reflexão em torno da educação, deu-se a partir da leitura de “A reprodução”, obra conjunta de Bourdieu com Jean-Claude Passeron, publicada na década de 1970. Nesse contexto, pareceu-nos pertinente uma problematização em torno dos processos educativos a partir da possibilidade do entrecruzamento de Bourdieu com Foucault, considerando seus distintos campos teóricos originários. Assim, é preciso dimensionar as intenções do presente ensaio, que toma a obra supracitada como fio condutor para uma análise de conceitos específicos em ambos autores. Pretende-se, em certo sentido, evidenciar a complementaridade, ou apontar possibilidades, no interior daquilo que julgamos ser um bom encontro em um campo teórico-conceitual. Nesse sentido, Bourdieu e Foucault tornam possível a construção de uma espécie de estrutura de ancoragem que nos remete a uma grade de inteligibilidade, de perspectiva crítica, para se discutir educação na contemporaneidade.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

ETTRICH, D. da G.; FERRARO, J. L. S. CONSIDERAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO EM TORNO DE PIERRE BOURDIEU E MICHEL FOUCAULT. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 42, p. 465–484, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i42.21815. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/21815. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios