CONSIDERAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO EM TORNO DE PIERRE BOURDIEU E MICHEL FOUCAULT
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.21815Palavras-chave:
Educação; Michel Foucault; Pierre Bourdieu.Resumo
RESUMO: A ideia de aproximar a filosofia de Michel Foucault com a sociologia de Pierre Bourdieu, envolvendo, ainda, outros autores em uma reflexão em torno da educação, deu-se a partir da leitura de “A reprodução”, obra conjunta de Bourdieu com Jean-Claude Passeron, publicada na década de 1970. Nesse contexto, pareceu-nos pertinente uma problematização em torno dos processos educativos a partir da possibilidade do entrecruzamento de Bourdieu com Foucault, considerando seus distintos campos teóricos originários. Assim, é preciso dimensionar as intenções do presente ensaio, que toma a obra supracitada como fio condutor para uma análise de conceitos específicos em ambos autores. Pretende-se, em certo sentido, evidenciar a complementaridade, ou apontar possibilidades, no interior daquilo que julgamos ser um bom encontro em um campo teórico-conceitual. Nesse sentido, Bourdieu e Foucault tornam possível a construção de uma espécie de estrutura de ancoragem que nos remete a uma grade de inteligibilidade, de perspectiva crítica, para se discutir educação na contemporaneidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educere et Educare
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.