UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DA PERCEPÇÃO DE UM POLIEDRO VISUALIZADO EM CALEIDOSCÓPIO
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v15i33.22462Mots-clés :
Fenomenologia, Poliedros de Arquimedes, Percepção.Résumé
Neste artigo destacamos a experiência vivenciada na visualização de poliedros em caleidoscópios, atentando para os atos perceptivos que podem desencadear novos atos, análises e investigações na direção da construção do conhecimento, indicando possibilidades no âmbito da geometria e do seu ensino-aprendizagem. Atentamos, em uma perspectiva fenomenológica, para os atos que se efetivam e suas possibilidades de desdobramentos, articulando nossa discussão às ideias merleau-pontyanas quanto ao primado da percepção, que sustenta o encontro do ser no mundo, e às ideias husserlianas quanto à constituição do objeto para o sujeito. Explicitamos termos próprios à fenomenologia, tais como percepção, intencionalidade, corpo-próprio, consciência, mundo-vida, trazendo situações que nos conduzam aos sentidos e significados no âmbito dessa perspectiva, permitindo o desvelar do encadeamento das ideias destacadas e das análises efetuadas. Adentramos por aspectos da geometria, apresentando conceitos e ideias envolvidos na visualização de poliedros em caleidoscópios, focando nossa atenção nas diferentes experiências de percepção e compreensão do poliedro, destacando as vivências intencionais, a constituição da totalidade do percebido e a comunicação entre sujeitos.
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