ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CONSIDERAÇÕES NO OLHAR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.22527Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa; Matemática Financeira; Educação de Jovens e Adultos.Resumo
Este estudo buscou investigar se o professor que leciona matemática na EJA da rede Municipal de Ensino de Santos - SP trabalha os conteúdos de matemática financeira, segundo os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa, no que se refere aos pressupostos teóricos e as estratégias adotadas. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório. Participaram nove professores de um universo de doze docentes da EJA do município de Santos que responderam, individualmente, a um questionário semiaberto em dos encontros de formação docente. Os resultados indicaram que os docentes costumam verificar os conhecimentos prévios dos estudantes e associar estes ao novo conteúdo. Em relação às estratégias, mais da metade dos docentes trabalham com exercícios de memorização, o que estimula a aprendizagem mecânica. Considera-se que as estratégias precisam propiciar a relação do conhecimento novo com o prévio de forma contextualizada, que suscitem a formação dos indivíduos pensantes e atuantes.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educere et Educare
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.