ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CONSIDERAÇÕES NO OLHAR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.22527
Agências de fomento

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa; Matemática Financeira; Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Este estudo buscou investigar se o professor que leciona matemática na EJA da rede Municipal de Ensino de Santos - SP trabalha os conteúdos de matemática financeira, segundo os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa, no que se refere aos pressupostos teóricos e as estratégias adotadas. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório. Participaram nove professores de um universo de doze docentes da EJA do município de Santos que responderam, individualmente, a um questionário semiaberto em dos encontros de formação docente. Os resultados indicaram que os docentes costumam verificar os conhecimentos prévios dos estudantes e associar estes ao novo conteúdo. Em relação às estratégias, mais da metade dos docentes trabalham com exercícios de memorização, o que estimula a aprendizagem mecânica. Considera-se que as estratégias precisam propiciar a relação do conhecimento novo com o prévio de forma contextualizada, que suscitem a formação dos indivíduos pensantes e atuantes.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

NATÁRIO, E. G.; DIAS, R. C. V. ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CONSIDERAÇÕES NO OLHAR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 42, p. 404–423, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i42.22527. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22527. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios