LESSON STUDY E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA FORMA DE DISSERTAÇÕES E TESES
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v14i32.22528Palavras-chave:
Lesson Study, Formação de professores, Desenvolvimento profissional.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir as produções científicas produzidas no Brasil na forma de dissertações e teses acerca da temática ‘Lesson Study’. Para tal, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa. Os dados foram constituídos por meio de buscas em repositórios de acesso público livre e virtual, considerando produções que apresentassem as expressões ‘estudo de aula’ ou ‘Lesson study’, na forma de tese, dissertação, artigos de eventos e artigos publicados em revistas ou capítulos de livro. Identificaram-se 346 produções, dentre as quais nove dissertações e uma tese foram selecionadas para leitura integral e análise, a qual seguiu os procedimentos de análise de conteúdo. O panorama inicial demonstrou que o ‘Lesson Study’ é recente no cenário brasileiro e, identificou-se uma tendência em compreender esse modelo de formação como um processo contínuo e em espiral, o qual a cada etapa evolui para novos níveis de compreensão e conhecimento. Sinaliza-se para a necessidade de tornar o ‘Lesson Study’ tema de estudos em contextos formativos, a fim de torná-lo um processo de desenvolvimento profissional de professores menos pontual no cenário brasileiro.
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