A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: COMPREENSÕES DA EXPERIÊNCIA VIVIDA COM ESTUDO DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v14i32.22535
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave:
Investigação Matemática, Educação Matemática, Lesson StudyResumo
Neste texto discutimos uma experiência vivida com professores da Educação Básica que participaram de um curso de formação em que as atividades foram desenvolvidas seguindo o método do estudo de aula. Os dados apresentados são um recorte dos dados produzidos para uma pesquisa de mestrado. O curso foi possível graças a uma parceria entre a Universidade e a Diretoria de Ensino do município. O grupo destacado, constituído por três professores, elaborou coletivamente tarefas de exploração do conteúdo “Semelhanças: cordas, arcos e ângulos” para serem desenvolvidas por meio do software GeoGebra. Um dos professores do grupo foi eleito para desenvolver as tarefas com seus alunos de 9º ano do Ensino Fundamental e teve sua aula filmada. Parte das gravações da aula foi assistida pelos professores que discutiram aspectos que consideraram relevantes na aula. Na análise compreendemos que o estudo de aula possibilitou aos professores perceber aspectos relativos ao interesse dos alunos, a aprendizagem dos conteúdos, às dificuldades expressas e à curiosidade que os levam a explorar as tarefas em uma postura na qual o erro ou a dúvida pode ser explícito ou compartilhado.Downloads
Publicado
04-12-2019
Como Citar
BATISTA, C. C.; PAULO, R. M. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: COMPREENSÕES DA EXPERIÊNCIA VIVIDA COM ESTUDO DE AULA. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 32, p. DOI: 10.17648/educare.v14i32.22535, 2019. DOI: 10.17648/educare.v14i32.22535. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22535. Acesso em: 8 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: Lesson Study em Matemática
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