AS DEMANDAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA PG BRASILEIRA PELA METÁFORA DO CAVALO DE TROIA E PELO CONCEITO DE SABOTAGEM
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.22590
Agências de fomento
Capes
Palavras-chave:
Demandas de internacionalização, pós-graduação no Brasil, sabotagem.Resumo
Analisar as demandas de internacionalização nos cursos de pós-graduação no Brasil ultrapassa as relações econômicas entre oferta e demanda; a expressão da procura está na geologia discursiva pós-moderna. Desta forma, nosso objetivo é discutir as demandas de internacionalização nos programas de pós-graduação brasileira em uma perspectiva filosófica. Trata-se de um texto ensaístico. Primeiramente, descrevemos as reações entre sociedade e educação em uma perspectiva rizomática. Estratos, agenciamentos, linhas de força formam o pano de fundo que expressa os movimentos do desejo, as demandas de internacionalização no espaço da educação. Logo em seguida, analisamos o espaço rizomático em nível de subjetivação. Desta rotação, surge a figura do sujeito capitalista, construtor e da sabotagem, demandas que se estreitam em uma dimensão subcutânea. Depois de sinalizar as demandas e seus estratos, fechamos a análise com a edificação dos problemas iniciais vinculados à perspectiva de internacionalização. Nesta esteira, as demandas se justificam não apenas pelos agenciamentos discursivos, mas, sim e também, pela geografia, os locais onde os problemas são criados. As possibilidades de respostas, as soluções aparecem antes dos problemas que esta perspectiva constrói no espaço da educação. A inversão existe; pode ser um símbolo, sabotagem, um presente, um cavalo dado à Troia.Downloads
Publicado
20-07-2021
Como Citar
BONA, J.; LUNA, J. M. F. AS DEMANDAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA PG BRASILEIRA PELA METÁFORA DO CAVALO DE TROIA E PELO CONCEITO DE SABOTAGEM. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 28–49, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i39.22590. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22590. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL
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