AS DEMANDAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA PG BRASILEIRA PELA METÁFORA DO CAVALO DE TROIA E PELO CONCEITO DE SABOTAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.22590
Agências de fomento
Capes

Palavras-chave:

Demandas de internacionalização, pós-graduação no Brasil, sabotagem.

Resumo

Analisar as demandas de internacionalização nos cursos de pós-graduação no Brasil ultrapassa as relações econômicas entre oferta e demanda; a expressão da procura está na geologia discursiva pós-moderna. Desta forma, nosso objetivo é discutir as demandas de internacionalização nos programas de pós-graduação brasileira em uma perspectiva filosófica. Trata-se de um texto ensaístico. Primeiramente, descrevemos as reações entre sociedade e educação em uma perspectiva rizomática. Estratos, agenciamentos, linhas de força formam o pano de fundo que expressa os movimentos do desejo, as demandas de internacionalização no espaço da educação. Logo em seguida, analisamos o espaço rizomático em nível de subjetivação. Desta rotação, surge a figura do sujeito capitalista, construtor e da sabotagem, demandas que se estreitam em uma dimensão subcutânea. Depois de sinalizar as demandas e seus estratos, fechamos a análise com a edificação dos problemas iniciais vinculados à perspectiva de internacionalização. Nesta esteira, as demandas se justificam não apenas pelos agenciamentos discursivos, mas, sim e também, pela geografia, os locais onde os problemas são criados. As possibilidades de respostas, as soluções aparecem antes dos problemas que esta perspectiva constrói no espaço da educação. A inversão existe; pode ser um símbolo, sabotagem, um presente, um cavalo dado à Troia.

Biografia do Autor

Juliano Bona, Capes

Possui Graduação em Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (2005). Atua na área de ensino fundamental como professor de matemática na Rede Pública Municipal de Timbó. Mestre em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (2010). Tem experiência no Ensino Superior nas seguintes áreas: Educação Matemática, Cálculo Diferencial e Integral, Geometria e Álgebra Linear. Atualmente é aluno do Doutorado em Educação - UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí.

José Marcelo Freitas Luna, UNIVALI

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1985); mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), com estágio sanduíche na Universidade de Birmingham (Inglaterra); especialização em Administração Universitária pela Organização Universitária Interamericana e Universidade Católica de Goiás, com estágio na Universidade de Ottawa (Canadá); especialização em Gestão da Cooperação Técnica Internacional, pela FEA/USP; doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1999), com estágio sanduíche na Universidade de Cambridge (Inglaterra); e pós-doutorado, entre 2010 e 2011, na Universidade do Texas em Austin (Estados Unidos).

Downloads

Publicado

20-07-2021

Como Citar

BONA, J.; LUNA, J. M. F. AS DEMANDAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA PG BRASILEIRA PELA METÁFORA DO CAVALO DE TROIA E PELO CONCEITO DE SABOTAGEM. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 28–49, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i39.22590. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22590. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL