POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO CAMPO EDUCACIONAL FRENTE À REFORMA DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DA LEI 13.415/2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.23108
Agências de fomento

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio; Educação em tempo integral; Educação pública.

Resumo

No ano de 2017 foi sancionada a Lei nº 13.415/2017, conhecida como a Reforma do Ensino Médio, que surgiu da medida provisória nº 746, de 2016. Tendo tal reforma como eixo central dessa pesquisa, objetiva-se investigar, compreender e problematizar as implicações da alteração na lei e as repercussões que tal evento provoca na vida da população civil. A pesquisa também busca investigar a viabilidade das propostas apresentadas, principalmente no que tange à proposta da Educação em Tempo Integral. Partimos da perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico, para compreendermos as relações de poder e intenções por parte do Estado e suas implicações para a educação pública do país. Por fim, faremos uma breve discussão sobre Educação Integral, como meio de superar a dualidade estrutural.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

MACHADO, M. T.; SANTOS, E. G. POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO CAMPO EDUCACIONAL FRENTE À REFORMA DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DA LEI 13.415/2017. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 42, p. 364–381, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i42.23108. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23108. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios