APROXIMAÇÕES ENTRE A CIÊNCIA FORENSE E O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.23294
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ciência forense; Representações discentes; Ensino de Ciências.

Resumo

A investigação teve enquanto questão norteadora: As representações dos estudantes frente uma atividade motivacional específica, desenvolvida há quatro anos, demonstram a potencialização da aprendizagem de assuntos da área de Ciências na educação básica? Desse modo, o objetivo foi analisar as representações dos estudantes frente aos aspectos referentes à área de Ciências, tendo por base a atividade prática sobre perícia criminal, aplicada há quatro anos, com vistas ao estabelecimento de aproximações aos pressupostos da pesquisa em sala de aula. A pesquisa é do tipo estudo de caso. Os participantes são estudantes (n=10) de uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre/RS. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista coletiva. A atividade foi aplicada em 2014 e em 2018 foi rememorada sem reaplicação prática. O método de análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva. Surgiram três categorias emergentes, a saber: i) disposição para aprendizagem; ii) princípios de ensino com pesquisa; iii) aprendizagem realizada. Destaca-se, a importância de trabalhar possibilidades que favoreçam o questionamento, a busca por soluções de uma situação problema e as relações dos conteúdos de Ciências com o contexto atual do estudante.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

REGINATO, A. E.; FERREIRA, V. O.; LIMA, V. M. do R.; AMARAL-ROSA, M. P. APROXIMAÇÕES ENTRE A CIÊNCIA FORENSE E O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 42, p. 347–363, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i42.23294. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23294. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios