APROXIMAÇÕES ENTRE A CIÊNCIA FORENSE E O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.23294Palavras-chave:
Ciência forense; Representações discentes; Ensino de Ciências.Resumo
A investigação teve enquanto questão norteadora: As representações dos estudantes frente uma atividade motivacional específica, desenvolvida há quatro anos, demonstram a potencialização da aprendizagem de assuntos da área de Ciências na educação básica? Desse modo, o objetivo foi analisar as representações dos estudantes frente aos aspectos referentes à área de Ciências, tendo por base a atividade prática sobre perícia criminal, aplicada há quatro anos, com vistas ao estabelecimento de aproximações aos pressupostos da pesquisa em sala de aula. A pesquisa é do tipo estudo de caso. Os participantes são estudantes (n=10) de uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre/RS. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista coletiva. A atividade foi aplicada em 2014 e em 2018 foi rememorada sem reaplicação prática. O método de análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva. Surgiram três categorias emergentes, a saber: i) disposição para aprendizagem; ii) princípios de ensino com pesquisa; iii) aprendizagem realizada. Destaca-se, a importância de trabalhar possibilidades que favoreçam o questionamento, a busca por soluções de uma situação problema e as relações dos conteúdos de Ciências com o contexto atual do estudante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educere et Educare

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.