TEORIAS DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: PARADIGMAS POSITIVISTAS E MARXISTAS EM DEBATE
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v15i34.23312
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Palavras-chave:
Teoria da transformação social, Educação, Positivistas e Marxianos.Resumo
Diante da diversidade e complexidade em torno do debate sobre a transformação da sociedade, o presente artigo objetiva explicitar as compreensões positivistas e marxiana sobre o tema, com base nas obras de Auguste Comte (1798 – 1857), Émile Durkheim (1858 – 1917), Karl Marx (1818 – 1883) e Friedrich Engels (1820 – 1895). Apresenta-se o ponto de vista desses autores acerca de ciência, de sociedade, do homem/indivíduo, do Estado e da educação. Não se trata de um inventário de suas ideias, mas, o de traçar algumas comparações entre as concepções desses autores, com a finalidade de explicitar os fundamentos de suas divergências. Destaca-se que as divergências entre essas duas correntes ultrapassam o conteúdo e se revelam em uma concepção de história, traduzindo-se em perspectivas políticas, ideológicas e educacionais. Evidencia-se que formas diferentes de ver o mundo impõem compreensões diferentes sobre a atuação humana.Downloads
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Publicado
13-05-2020
Como Citar
FAVORETO, A.; GALTER, M. I. TEORIAS DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: PARADIGMAS POSITIVISTAS E MARXISTAS EM DEBATE. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 34, p. DOI: 10.17648/educare.v15i34.23312, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i34.23312. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23312. Acesso em: 12 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS
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