UM OLHAR PARA AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.23315
Agências de fomento
Palavras-chave:
Material Didático, Ensino de Ciências, Atividades Práticas, Ensino FundamentalResumo
O uso de atividades práticas no ensino de ciências é amplamente defendido na literatura vigente, principalmente no que tange às atividades experimentais. Nessa perspectiva, este artigo analisa as propostas de atividades práticas experimentais presentes nos Livros Didáticos de Ciências escolhidos para o triênio de 2016 a 2018 na rede municipal de ensino de Cascavel/PR. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental mediante o método de análise de conteúdo. Foram analisados quatro livros didáticos, sendo um de cada nível de ensino (2º, 3o, 4o, 5o). Os dados evidenciaram que os livros analisados continham um número relevante de atividades práticas experimentais, de fácil execução e com predominância de experimentos descritivos, seguidos de experimentos investigativos e ilustrativos. Havia ainda várias questões investigativas em todos os tipos de experimentos. Porém, ressalta-se que as sugestões de atividades apresentadas nos livros didáticos devem ser analisadas pelos professores a fim de melhor executá-las ou não.Downloads
Publicado
18-10-2020
Como Citar
PIRES, E. A. C.; PRUDENTE DE OLIVEIRA, J. M.; ROSAS MOREIRA, A. L. O.; PAGANI GIANOTTO, D. E. UM OLHAR PARA AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 36, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i36.23315. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23315. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
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Artigos e Ensaios
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