O ACESSO DE ESTUDANTES NEGROS À PÓS-GRADUAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE INCLUSÃO ÉTNICO-RACIAL NA UNIVERSIDADE PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.23476
Agências de fomento
Palavras-chave:
política de ação afirmativa, sistema de cotas, pós-graduação.Resumo
O objetivo deste estudo é apresentar um panorama sobre o acesso de estudantes negros em um programa de pós-graduação em Educação (PPGE), sem política de cotas, de uma Universidade pública Federal no período de 2013 a 2018. A análise de dados incidiu sobre registros do PPGE acerca do ingresso e egresso de seus mestrandos. Conclui-se que apesar de um aumento significativo de pós-graduandos pretos e pardos nesse contexto, tal quociente ainda não é suficientemente representativo se comparado aos números de estudantes brancos nesses espaços. Nesse sentido, esse trabalho pode apresentar elementos a serem considerados na implementação de políticas de reserva de vagas nesta modalidade de ensino com vistas ao acesso e permanência da população negra nos cursos de pós-graduação no Brasil.Downloads
Publicado
20-07-2021
Como Citar
MARTINS, E.; NOVAES, L. C.; DANTAS DA GAMA, E. O ACESSO DE ESTUDANTES NEGROS À PÓS-GRADUAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE INCLUSÃO ÉTNICO-RACIAL NA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 120–148, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i39.23476. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23476. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.