O ACESSO DE ESTUDANTES NEGROS À PÓS-GRADUAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE INCLUSÃO ÉTNICO-RACIAL NA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.23476
Agências de fomento

Palavras-chave:

política de ação afirmativa, sistema de cotas, pós-graduação.

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar um panorama sobre o acesso de estudantes negros em um programa de pós-graduação em Educação (PPGE), sem política de cotas, de uma Universidade pública Federal no período de 2013 a 2018. A análise de dados incidiu sobre registros do PPGE acerca do ingresso e egresso de seus mestrandos. Conclui-se que apesar de um aumento significativo de pós-graduandos pretos e pardos nesse contexto, tal quociente ainda não é suficientemente representativo se comparado aos números de estudantes brancos nesses espaços. Nesse sentido, esse trabalho pode apresentar elementos a serem considerados na implementação de políticas de reserva de vagas nesta modalidade de ensino com vistas ao acesso e permanência da população negra nos cursos de pós-graduação no Brasil.

Biografia do Autor

Edna Martins, Universidade Federal de São Paulo

Doutorado em Psicologia da educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Pulo. Docente no Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP)  no Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado e doutorado)

Luiz Carlos Novaes, Universidade Federal de São Paulo

Doutorado em Educação e Ciências Sociais pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade (PUC/SP, 2004) e Pós-doutorado em Educação (USP, 2012). Docente no Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP) nos cursos de graduação e pós-graduação.

Erick Dantas da Gama, Universidade Federal de São Paulo

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo

Downloads

Publicado

20-07-2021

Como Citar

MARTINS, E.; NOVAES, L. C.; DANTAS DA GAMA, E. O ACESSO DE ESTUDANTES NEGROS À PÓS-GRADUAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE INCLUSÃO ÉTNICO-RACIAL NA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 120–148, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i39.23476. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23476. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL