AVALIAÇÃO E ACREDITAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA AMÉRICA LATINA: INTERFACES COM O SISTEMA BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.23478
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (CAPES)
Palavras-chave:
Avaliação, pós-graduação, América LatinaResumo
Este artigo focaliza as características das políticas de acreditação e avaliação da pós-graduação na América Latina, atentando para interfaces com a política brasileira. Objetivando contribuir na produção de reflexões sobre as tendências no desenvolvimento das políticas avaliativas da pós-graduação na América Latina, estudou-se os países Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica e México. Com as análises dos processos avaliativos constatou-se que, em relação ao caráter de compulsoriedade, ocorre uma distribuição entre países, com um grupo em que a avaliação é obrigatória e outro voluntária. No que tange à parametrização, as variáveis mais comuns são a atenção ao corpo docente e ao corpo discente, e as escalas avaliativas se distribuem entre indicadores quantitativos e qualitativos. Quanto ao processo, contata-se a condução por pares acadêmicos de reconhecida competência, tendo, em quase todos os países, uma etapa de autoavaliação. Relativo à periodicidade, ocorre uma diferenciação nos países, captando intervalos entre 3 e 10 anos. No conjunto, os diversos modelos avaliativos analisados buscam atestar a qualidade e fomentar um processo contínuo de melhorias dos programas de pós-graduação.Downloads
Publicado
20-07-2021
Como Citar
CÔCO, D.; PEREIRA, E. T.; DE OLIVEIRA, T. M.; AMARAL, L. AVALIAÇÃO E ACREDITAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA AMÉRICA LATINA: INTERFACES COM O SISTEMA BRASILEIRO. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 8–27, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i39.23478. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23478. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL
Licença
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