MIGRAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO NO OESTE PARANAENSE: A IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA RURAL DE DOIS IRMÃOS (1953-1959)
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.23876Palavras-chave:
Migração/escolarização; Instituições Escolares; Escola Rural de Dois Irmãos.Resumo
Este artigo discute a relação entre migração e escolarização no oeste paranaense, para tal, analisa a história da implantação da Escola Rural de Dois Irmãos, uma das primeiras instituições escolares que foi construída e mantida pelo poder público na região. A escola foi fundada em 1953 visando atender aos filhos dos trabalhadores rurais que residiam na localidade. Trata-se de um estudo histórico e documental. Sua realização se deu por meio da análise de documentos que descrevem o processo de migração, colonização e escolarização do oeste do Paraná, bem como a trajetória histórica desta escola. Para a efetivação da pesquisa foram utilizadas as seguintes fontes: Livros-ata de Exames finais; Livro de registros dos primeiros anos de funcionamento da escola; diários de classe; Ata de fundação; Decretos e Leis Municipais; Jornais da época da fundação da instituição; Materiais iconográficos das atividades escolares na década de 1950. Os dados revelados pelas fontes foram analisados à luz da literatura sobre instituições escolares e relacionados às condições sociais do contexto político/econômico em que foram produzidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educere et Educare
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.