OS MODUS OPERANDI DE PROFESSORES E ESTUDANTES EM EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.23932
Agências de fomento
Palavras-chave:
Aprendizagem ativa, Didática, Práticas pedagógicasResumo
A demanda cada vez mais urgente por mudanças na educação é uma circunstância que se fundamenta em várias questões. Principalmente, a necessidade de se criar circunstâncias para que os estudantes sejam mais protagonistas de sua aprendizagem. Algo que infere em uma experiência de sala de aula que potencialize o pensamento crítico e científico, a capacidade de resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a boa comunicação. Condição diretamente relacionada a mudanças nos modos de ser e agir tanto de educandos, quanto de educadores. Desta forma, o presente texto reflete sobre quais seriam as mudanças de ordem comportamental e atitudinal de ambos, de modo a se criar um ambiente propício para a consolidação de uma educação baseada nos preceitos de uma “aprendizagem ativa”. Ainda, sugerindo duas ferramentais conceituais de maneira a auxiliar a visualização desses novos modus operandi de professores e estudantes: a “Bússola do professor ativo” e a “Bússola do estudante ativo”.Downloads
Publicado
18-10-2020
Como Citar
ALMEIDA, B. G. de. OS MODUS OPERANDI DE PROFESSORES E ESTUDANTES EM EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 36, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i36.23932. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23932. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.