AS AVALIAÇÕES DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ALGUMAS REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v15i35.24138
Agências de fomento
Palavras-chave:
Ensino Médio, Avaliação de Aprendizagem, SociologiaResumo
Este artigo tem como objetivo trazer reflexões sobre as avaliações de aprendizagem realizadas no Ensino Médio na disciplina de Sociologia em Escolas da Rede Estadual de Minas Gerais, localizadas no município de Juiz de Fora. É fruto de uma pesquisa realizada com discentes e docentes do Ensino Médio no âmbito das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência de Sociologia e das atividades de Estágio Supervisionado realizadas no curso de formação inicial de professores de Sociologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. A pesquisa realizada foi feita a partir de um questionário produzido pelos licenciandos, em disciplina de orientação do Estágio Supervisionado, a partir de reflexões sobre as avaliações de aprendizagem e pela própria experiência que puderem ter em organizar, aplicar e corrigir atividades avaliativas nas turmas em que acompanhavam. Tomamos como referencial teórico as reflexões de Luckesi (2011) a respeito da importância de realizar uma avaliação que não puna o estudante, mas que seja formativa e amorosa. Concluímos que, para os discentes do Ensino Médio, tanto as avaliações quanto o processo de verificação de aprendizagem proposto pelos professores possuem uma falta de clareza, podendo muitas vezes gerar ansiedade e/ou desinteresse em realizá-las. Identificamos, ainda, que os estudantes têm preferências muito distintas a respeito do processo avaliativo, o que nos reforça a afirmar sobre a necessidade de que os professores conheçam seus estudantes e proponham atividades avaliativas alinhadas com a teoria pedagógica que guia sua prática docenteDownloads
Publicado
01-06-2020
Como Citar
OLIVEIRA, R. R. A. de; SOARES, C. F. AS AVALIAÇÕES DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ALGUMAS REFLEXÕES. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 35, p. DOI: 10.17648/educare.v15i35.24138, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i35.24138. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24138. Acesso em: 10 abr. 2025.
Edição
Seção
Parte II - Práticas de Avaliação
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.