CARACTERIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DOS DADOS DO CENSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.24253Palavras-chave:
Educação de crianças pequenas; Infraestrutura; Qualidade da Educação Básica.Resumo
Nos últimos anos, o campo político e científico tem demonstrado preocupações com a Educação Básica, especialmente na etapa da Educação Infantil. Esta pesquisa tem por objetivo caracterizar a Educação Infantil no Brasil, a partir de dados obtidos por meio da pesquisa do Censo da Educação Básica (2018). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem quantitativa, exploratória e descritiva, que se utilizou de coleta em fontes documentais secundárias. Todos os comparativos das variáveis correspondem ao período de 2014 a 2018, e indicam que ocorreu um aumento nas matrículas na Educação Infantil (5,3%) com a oferta da creche. No entanto, crianças de 4 anos correspondem a terceira faixa-etária que menos frequenta a escola. Sobre as condições infraestruturais das unidades responsáveis por este nível de ensino, os números apontam que apenas 27% das escolas municipais dispõem de área verde para os seus alunos e nas redes estadual (36,8%) e privada (30,9%) esse percentual também é baixo. A respeito da formação do profissional da educação de crianças pequenas, é perceptível o aumento, ocorrido nos últimos 5 anos, de profissionais que possuem formação em nível superior (69,3%), porém quando visualizado o Estado do Pará, a situação demonstra que nem a metade da meta estipulada para o estado foi alcançada. Conclui-se, portanto, que o processo para se obter melhorias nesta etapa está em andamento, sendo necessário o acompanhamento dos investimentos políticos nos diferentes aspectos da Educação Infantil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educere et Educare

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.