Tendências neoliberais nas reformas e no financiamento do ensino superior brasileiro no início do século XXI
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.24409
Agências de fomento
Palavras-chave:
Educação Superior, Políticas de Financiamento, Política EducacionalResumo
Este artigo tem como objetivo analisar os impactos das reformas e do financiamento da educação superior no Brasil, principalmente no século XXI em âmbito federal, de forma a traçar um breve panorama sobre este nível educacional a partir da implementação histórica de políticas neoliberais recomendadas por organismos internacionais. Nosso corpus de dados foi obtido a partir das seguintes fontes: Sinopses Estatísticas da Educação Superior (INEP); Produto Interno Bruto (PIB) disponibilizado pelo IBGE; o painel do orçamento do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP); e Indicadores Financeiros Educacionais elaborados pelo INEP. A análise do conjunto de resultados, considerando o número de matrículas e ingressantes e os investimentos em programas de expansão, permitiu evidenciar a aceleração da ampliação do setor privado - universidades de ensino - e a continuidade das políticas neoliberais ao longo do século XXI na educação superior brasileira pública - universidades de pesquisa.Downloads
Publicado
18-10-2020
Como Citar
LOZANO, D.; CALZOLARI NETO, A. J.; FURLAN, E. G. M.; BAZON, F. V. M. Tendências neoliberais nas reformas e no financiamento do ensino superior brasileiro no início do século XXI. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 36, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i36.24409. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24409. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
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Artigos e Ensaios
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