MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO (MGME): UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA A PARTIR DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.24410Palavras-chave:
Políticas Públicas; Formação Continuada; Melhor Gestão Melhor Ensino.Resumo
O presente artigo estrutura-se a partir de um estudo sistemático em relação às produções científicas sobre o Programa “Melhor Gestão, Melhor Ensino” (MGME) desenvolvido na rede estadual de ensino do estado de São Paulo, com o objetivo de apresentar as aproximações e os distanciamentos observados nos artigos publicados que trazem a discussão do referido Programa (como resultado do Programa). A metodologia utilizada foi a revisão sistemática (FALBO, 2010),tendo como fonte de busca as principais plataformas científicas brasileiras, devido ao alto grau de abrangência e concentração dos trabalhos, que nos permite o aprofundamento das questões que compõem a problemática deste artigo: “Qual a recorrência nas produções científicas brasileiras no contexto das políticas públicas de formação continuada de professores da rede pública estadual sobre o Programa Melhor Gestão Melhor Ensino (MGME)? Como estas produções apresentam o histórico do MGME e as questões referentes ao seu início, seu desenvolvimento, sua relevância e seu fim? Quais as reflexões acadêmicas relevantes sobre o Programa que decorrem da análise destas produções? Ao longo do artigo apresentamos as discussões relevantes levantadas pelos autores e indicamos as possibilidades de pesquisas futuras. Como resultados do estudo encontramos a ênfase na formação continuada em serviço, o controle da qualidade da educação por meio da avaliação de competências e a articulação com a cultura de avaliação em larga escala.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educere et Educare

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.