PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO: DIMENSÕES EPISTEMOLÓGICAS E CONCEITUAIS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.25097
Agências de fomento
Palavras-chave:
Epistemologia da Pedagogia. Teorias da Educação. Ciência da Educação.Resumo
Este texto, de natureza ensaística, tece provocações sobre a problemática subjacente à base epistemológica da Pedagogia, aqui concebida como um campo de conhecimento, cujo objeto de análise é o fenômeno educativo. Assim, delineamos como objetivo geral deste estudo explorar na literatura o percurso histórico que subsidia a defesa da pedagogia enquanto área de conhecimento e seus pressupostos epistemológicos. Com efeito, a seguinte questão norteadora subsidiou nossas reflexões: quais discussões de natureza epistemológica estão subjacentes às perspectivas teóricas que concebem a Pedagogia enquanto área de conhecimento, em oposição às recomendações oficialmente propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNP 2006), que a preconiza como um curso de formação de professores? O ensaio está fundamentado teoricamente nas reflexões de Saviani (2009); Libâneo (2010); Franco (2008); Pimenta (2010); Pinto (2011, 2017), que convergem em defender a Pedagogia por ser a Teoria ou a Ciência da Educação. Conclui-se apontando a necessidade de compreensão mais densa sobre a Pedagogia enquanto área de conhecimento, com estatuto epistemológico próprio, contrapondo-nos, desse modo, às recomendações oficialmente propostas pelas DCNP (2006), que a reduz a uma licenciatura para formação de professores.Downloads
Publicado
23-04-2021
Como Citar
MOREIRA, J. da S.; NUNES MASCARENHAS, A. D. PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO: DIMENSÕES EPISTEMOLÓGICAS E CONCEITUAIS. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 52–72, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.25097. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25097. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: Pedagogia: Pensar a Pedagogia para responder aos contextos escolares e não-escolares da atualidade
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