PERMANÊNCIA X EVASÃO NA UNIVERSIDADE DE GURUPI
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.25283Palavras-chave:
Ensino Superior; Evasão-permanência; Assistência estudantil.Resumo
A evasão é um grave problema nas Instituições de Ensino Superior (IES) demandando ações de assistência estudantil. Este estudo analisou os motivos das desistências estudantis e a relação com os programas de assistência desenvolvidos pela Universidade de Gurupi (UnirG), no período 2013 a 2019. Trata-se de um estudo de caso, realizado a partir de pesquisa documental (projetos, atas, relatórios do PDI, relatórios, editais e dados da central acadêmica) com abordagem qualiquantitativa. Os dados quantitativos foram tabulados em quadros e analisados por meio de estatística descritiva. Os dados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo em duas categorias. O cenário da assistência estudantil na UnirG revelou a existência de vários programas para apoio aos estudantes, porém desarticulados entre si, o que indica a necessidade de monitoramento e avaliação das ações de assistência estudantil desenvolvidas na instituição. Quanto aos motivos das desistências, os resultados não são conclusivos, pois muitos dos formulários de desligamento não traziam esse registro, o que impediu a coleta de importantes dados para a gestão da permanência. Entretanto a “não identificação e perda de interesse pelo curso” foi fator recorrente nos motivos apresentados por evadidos de diferentes cursos, o que reforça a importância da articulação dos setores para acompanhamento dos estudantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educere et Educare

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.