POSSIBILIDADES DA AÇÃO COMUNICATIVA PARA A PEDAGOGIA: PRÁTICAS DE GESTÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO RN
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.25393
Agências de fomento
Palavras-chave:
Educação, Pedagogia, Agir comunicativo.Resumo
O estudo aborda, a partir da teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas, as possibilidades para uma pedagogia intersubjetiva no espaço escolar. Utilizou-se da pesquisa etnográfica educacional, tendo como objetivo analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pela equipe gestora, pedagógica e docente, em uma escola pública de nível médio no Estado do Rio Grande do Norte, de modo a refletir acerca dos alcances do agir comunicativo orientado ao entendimento frente aos limites impostos pelo agir técnico. Empregou-se a pesquisa exploratória e bibliográfica, além de observações participantes com registros em diário de bordo. Constatou-se consideráveis limites ao agir comunicativo. Entretanto, verificou-se a presença de ações intersubjetivas da equipe pedagógica e docente. Nesse contexto, a pedagogia se desvela como ciência; por sua abrangência, se torna potencial para o campo educativo de maneira holística e concomitante a realização de ações intersubjetivas que possam considerar o mundo da vida dos sujeitos.Downloads
Publicado
23-04-2021
Como Citar
PAIVA, A. S. de Q. O.; CARNEIRO, R. N. POSSIBILIDADES DA AÇÃO COMUNICATIVA PARA A PEDAGOGIA: PRÁTICAS DE GESTÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO RN. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 223–246, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.25393. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25393. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: Pedagogia: Pensar a Pedagogia para responder aos contextos escolares e não-escolares da atualidade
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.