A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E A APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i41.25469
Agências de fomento

Palavras-chave:

Teoria das Representações Sociais, Serge Moscovici, Leitura e escrita.

Resumo

O presente artigo, de cunho teórico, apresenta os principais pressupostos da Teoria das Representações Sociais (TRS) que possibilitam a compreensão do ensino e aprendizagem da leitura e escrita na educação básica. Para isso, o objetivo foi analisar os principais pressupostos teóricos da TRS e suas contribuições para o entendimento do ensino e da aprendizagem da leitura e escrita de nossa língua materna na educação básica. A TRS foi elaborada por Serge Moscovici a partir de reflexões sobre as representações coletivas (RC) propostas pelo sociólogo Émile Durkheim. A TRS, com base no aparato da Psicologia Social atualiza o entendimento de RC para representações sociais (RS), com isso, busca explicar que as RS são formadas e propagadas por fatores psicossociais. Num primeiro momento, além do conceito de RS, apresentamos outros aspectos dessa teoria, como: universo consensual e reificado; ancoragem e objetivação; funções das RS; e, desdobramentos e alcance que a TRS sofreu desde o seu início à atualidade. Num segundo momento, discorremos sobre o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita à luz da TRS, bem como apresentamos doze pesquisas que se utilizam desse referencial teórico-metodológico em suas investigações, com o intuito de refletirmos sobre as possíveis ancoragens que suscitam na relação professor e aluno quando da aprendizagem no processo de simbolização e interpretação da língua escrita. Atestamos que TRS se mostra um profícuo referencial teórico-metodológico na sustentação de pesquisas de várias áreas do conhecimento, uma vez que as RS se voltam para a construção de uma determinada realidade.

Biografia do Autor

Lucilia Vernaschi de Oliveira, Instituto Federal Tecnológico do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Instituto Federal Tecnológico do Paraná, Campus de Umuarama/PR.

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Andréia Veber, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente Departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Tayene Elize Mação, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar) e Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

05-08-2022

Como Citar

OLIVEIRA, L. V. de; YAEGASHI, S. F. R.; VEBER, A.; MAÇÃO, T. E. A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E A APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 41, p. 62–83, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i41.25469. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25469. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios