A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E A APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.48075/educare.v17i41.25469
Organismes subventionnaires

Mots-clés :

Teoria das Representações Sociais, Serge Moscovici, Leitura e escrita.

Résumé

O presente artigo, de cunho teórico, apresenta os principais pressupostos da Teoria das Representações Sociais (TRS) que possibilitam a compreensão do ensino e aprendizagem da leitura e escrita na educação básica. Para isso, o objetivo foi analisar os principais pressupostos teóricos da TRS e suas contribuições para o entendimento do ensino e da aprendizagem da leitura e escrita de nossa língua materna na educação básica. A TRS foi elaborada por Serge Moscovici a partir de reflexões sobre as representações coletivas (RC) propostas pelo sociólogo Émile Durkheim. A TRS, com base no aparato da Psicologia Social atualiza o entendimento de RC para representações sociais (RS), com isso, busca explicar que as RS são formadas e propagadas por fatores psicossociais. Num primeiro momento, além do conceito de RS, apresentamos outros aspectos dessa teoria, como: universo consensual e reificado; ancoragem e objetivação; funções das RS; e, desdobramentos e alcance que a TRS sofreu desde o seu início à atualidade. Num segundo momento, discorremos sobre o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita à luz da TRS, bem como apresentamos doze pesquisas que se utilizam desse referencial teórico-metodológico em suas investigações, com o intuito de refletirmos sobre as possíveis ancoragens que suscitam na relação professor e aluno quando da aprendizagem no processo de simbolização e interpretação da língua escrita. Atestamos que TRS se mostra um profícuo referencial teórico-metodológico na sustentação de pesquisas de várias áreas do conhecimento, uma vez que as RS se voltam para a construção de uma determinada realidade.

Bibliographies de l'auteur-e

Lucilia Vernaschi de Oliveira, Instituto Federal Tecnológico do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Instituto Federal Tecnológico do Paraná, Campus de Umuarama/PR.

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Andréia Veber, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente Departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Tayene Elize Mação, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar) e Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Téléchargements

Publié-e

05-08-2022

Comment citer

OLIVEIRA, L. V. de; YAEGASHI, S. F. R.; VEBER, A.; MAÇÃO, T. E. A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E A APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 41, p. 62–83, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i41.25469. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25469. Acesso em: 3 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos e Ensaios