A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROJETO DE RECONSTRUÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.25470
Supporting Agencies
Keywords:
História da Educação. Manifesto dos pioneiros. Formação de professores.Abstract
Neste artigo buscou-se analisar a escrita do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) (AZEVEDO, 2006), sob a ótica principal da formação de professores no projeto da reconstrução educacional no Brasil. O objetivo do presente estudo é identificar quais foram as influências do Manifesto de 32 e seus desdobramentos na história da Educação brasileira no que se refere à formação de professores e qual seu legado para a Pedagogia nos dias atuais. O texto foi elaborado com base em pesquisa bibliográfica de autores que abordam a formação social e educacional do Brasil, como Mario Osorio Marques (2006a, b) e Dermeval Saviani et al. (2006). A partir da análise de ações, organizações coletivas e leis sancionadas posteriores à divulgação do Manifesto, e também tendo como referência o PNE (BRASIL, 2015) e as informações atualizadas do Anuário Brasileiro da Educação Básica de 2018, foi possível visualizar o panorama nacional da educação brasileira, seus avanços e recuos e as implicações tanto para a Pedagogia quanto para a formação e valorização do profissional docente na contemporaneidade.Downloads
Published
23-04-2021
How to Cite
SILVA, S. P. da; DUTRA QUARESMA, A. H.; PÜNDRICH, P. L. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROJETO DE RECONSTRUÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 362–383, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.25470. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25470. Acesso em: 9 may. 2025.
Issue
Section
Artigos e Ensaios
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.