O INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um levantamento de pesquisas de 2008 a 2018
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.25620Palavras-chave:
Início da carreira docente; Educação Infantil; Levantamento bibliográfico.Resumo
Este artigo trata sobre o levantamento de trabalhos apresentados no Congresso Internacional do Professor Iniciante e Inserción Profesional à Docencia -Congressoprinc, e de Teses Dissertações localizados na Biblioteca Digital Brasileira de – BDTD, sobre início da carreira docente na Educação Infantil, no período de 2008 a 2018. Foram selecionadas e examinadas sete dissertações, uma tese e quatorze artigos científicos a partir dos descritores: iniciante na educação infantil; iniciantes na educação infantil; o início da carreira na educação. Os dados indicam que há um crescente interesse pela temática, porém, com pouca ênfase às políticas de acolhimento e formação continuada. Os resultados das pesquisas evidenciam a importância do início da carreira docente no processo de constituição do “ser professor”, salientam para uma fase rica em alicerces profissionais, dilemas, desafios e superações que promovem a construção da identidade profissional, e que esse processo é recorrente, sendo marcado por construções e desconstruções.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educere et Educare

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.