LIMITES E IMPASSES NA CRIAÇÃO DE CONDIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. “ATÉ DEMAIS ESTA ESCOLA ACOLHE!”
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.26067
Agências de fomento
Projeto de Cooperação Acadêmica - PROCAD - com apoio CNPq/Capes
Palavras-chave:
Inclusão escolar, Psicologia Sócio-Histórica, Formação docenteResumo
A educação de pessoas com deficiência e os processos inclusivos são parte significativa da realidade escolar na contemporaneidade. Este cenário tem convocado educadores, pesquisadores a se debruçarem sobre o tema com o objetivo de compreender e contribuir com os processos de inclusão escolar. Este artigo é fruto de uma pesquisa-formação realizada por pesquisadores com professores de uma escola pública, na cidade de São Paulo. Foram realizados encontros formativos sob o tema Educação Especial no ensino regular, se produziu um material que apresenta sínteses sobre a prática docente e a inclusão de estudantes. Todo o processo foi orientado proposta teórica-metodológica da Psicologia Sócio-Histórica, será apresentado partes dos encontros formativos, através das falas dos participantes, o movimento de análise e interpretação via núcleos de significação deste material. O resultado da análise do material indica que o conceito de acessibilidade, que é basal quando se pensa na inclusão social da pessoa com deficiência, é um conceito pouco apropriado e praticado na situação pesquisadaDownloads
Publicado
20-07-2021
Como Citar
MAGALHÃES, L. de O. R.; SILVA, I. S. M.; CARVALHO, A. M. F. de; AGUIAR, W. M. J. de. LIMITES E IMPASSES NA CRIAÇÃO DE CONDIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. “ATÉ DEMAIS ESTA ESCOLA ACOLHE!”. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 297–318, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i39.26067. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/26067. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.