O PAPEL DA ESCOLA E DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DO SUPERDOTADO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.26112
Agências de fomento
Palavras-chave:
Superdotados, Escola, Família, Expectativas.Resumo
O presente estudo tem como objetivo apresentar os avanços legais na defesa dos direitos das pessoas com altas habilidades ou superdotação, apresentando também um panorama acerca os aspectos familiares e escolares que perpassam a vida de um estudante com esta condição. Para tanto, apresentaremos uma revisão de literatura pautada na legislação de nosso país, bem como em autores nacionais e internacionais que se debruçam sobre a temática. Através desta análise percebemos que muitos estão sendo os avanços legais no sentido de assegurar ao estudante superdotado melhores condições de desenvolvimento de suas potencialidades dentro do ambiente escolar. Percebemos também que a família é a primeira instituição em que o estudante demonstra seu potencial ainda nos primeiros anos de vida e que é com ela, e muitas vezes através dela, que o estudante superdotado terá seus direitos assegurados. No entanto, ainda há muito o que crescer no sentido de instruir os professores sobre as características e as necessidades deste público, para que passem a compreender a condição destes estudantes e estimulá-los em suas áreas de maior interesse sem nenhum tipo de julgamento quanto às suas necessidades que contrastam com suas potencialidades. Assim, também é importante que as famílias recebam informações adequadas para que continuem fomentando o potencial do superdotado sem, contudo, sufoca-lo no anseio de realizar neste, suas próprias expectativas.Downloads
Publicado
20-07-2021
Como Citar
GONÇALVES, P.; STOLTZ, T. O PAPEL DA ESCOLA E DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DO SUPERDOTADO. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 277–296, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i39.26112. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/26112. Acesso em: 9 abr. 2025.
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Artigos e Ensaios
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