FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DILEMAS DA FORMAÇÃO INICIAL À DISTÂNCIA

Autores

  • Leda Scheibe

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v1i2.264

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores – Políticas de Formação – Educação à Distância

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre as implicações teórico-práticas das atuais políticas de formação inicial à distância de professores destinados às séries iniciais do Ensino Fundamental, implementadas a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n.9.394/96. Coloca em evidência a visão reducionista e segmentada que predomina nos projetos de Educação à Distância para a formação dos professores, desenvolvidos particularmente a partir de uma leitura tendenciosa da Lei e de uma concepção apenas técnica da sua formação, sem contemplar o preparo necessário para que esses profissionais possam lidar com a complexidade dos determinantes escolares e pedagógicos. A extraordinária oferta de cursos à distância para certificação docente atualmente existente afirma-se mais como educação compensatória do que como processo de efetiva qualificação.

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Publicado

07-12-2007

Como Citar

SCHEIBE, L. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DILEMAS DA FORMAÇÃO INICIAL À DISTÂNCIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 1, n. 2, p. p. 199–212, 2007. DOI: 10.17648/educare.v1i2.264. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/264. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios