LIDERANÇA E PARTICIPAÇÃO: O FOCO NO PROTAGONISMO JUVENIL EM UMA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.26789
Agências de fomento
Palavras-chave:
Educação integral, Protagonismo Juvenil, Participação.Resumo
Este artigo tem como objetivo, compreender a formação da autonomia e participação efetiva dos jovens no contexto escolar, através do protagonismo juvenil. Ele provém de uma pesquisa de mestrado que se dedicou a investigar o cotidiano da gestão escolar em uma Escola Técnica Estadual, do município de Bezerros, no agreste de Pernambuco, integrante do Programa de Educação Integral. A fundamentação teórica baseou-se nas concepções apresentadas por estudiosos consagrados sobre temáticas como: gestão escolar, gestão democrática, participação, liderança, protagonismo juvenil e Educação Interdimensional, sendo esta última, arcabouço filosófico das Escolas Técnicas Estaduais e Escolas de Referência em Ensino Médio de Pernambuco. O itinerário investigativo desta pesquisa se deu através da pesquisa-ação e constituição de um grupo focal formado por educandos e coordenadores. Desta maneira, foi possível mergulhar na realidade vivida pelos sujeitos, de onde foram coletados os dados e informações relevantes para a pesquisa, fazendo ainda uso de questionários e entrevistas semiestruturadas. Percebeu-se que as ações de promoção do protagonismo e da participação, podem ser instrumentos para a formação de jovens líderes na sociedade civil.Downloads
Publicado
20-07-2021
Como Citar
NETO, F. B.; TAVARES, A. C. R. LIDERANÇA E PARTICIPAÇÃO: O FOCO NO PROTAGONISMO JUVENIL EM UMA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 319–339, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i39.26789. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/26789. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.