ENSINO ATRAVÉS DO LÚDICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO JOGO DE TABULEIRO EM UMA AULA SOBRE KARL MARX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.27378
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ludicidade, Jogos de tabuleiro, Karl Marx.

Resumo


O presente estudo tem por objetivo compreender a utilização do jogo de tabuleiro, com uma proposta de ensino/aprendizagem de caráter lúdico facilitando o aprender dos discentes através desta metodologia. Serão descritas as contribuições do jogo de tabuleiro a partir dos conceitos centrais do filósofo Karl Marx. A pesquisa possui caráter qualitativo e a metodologia empregada é a revisão bibliográfica. A pesquisa constatou que é possível aprender e ensinar conceitos teóricos densos através da ludicidade, de forma a deixar o ensino mais leve e acessível ao entendimento dos alunos desmistificando o engessamento da educação tradicional.

Biografia do Autor

Nei Alberto Salles Filho, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA


Docente e pesquisador da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), com Pós-Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP/SP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas (Mestrado/Doutorado) da UEPG/PR. Professor do Curso de Educação Física (Graduação) da UEPG/PR, na área de Formação Docente. Email: nei.uepg@gmail.com. Telefone (42) 91022246. Ponta Grossa – PR, Brasil.

Aline Melnyk, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA


Mestranda do Programa em Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, graduada em Licenciatura em Educação Física UEPG, graduada em bacharelado em educação física UEPG, especialista em Educação Física Escolar - UEPG, componente do grupo de pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade - UEPG. Email: alinemelnyk@yahoo.com.br Telefone: (42) 99842-3523. Ponta Grossa – PR, Brasil

Carolina Cristine de Goss, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Mestranda do Programa em Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, graduada em Licenciatura em Educação Física UEPG, graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL, especialista em Ensino Lúdico pela Faculdade UNINA, componente do grupo de pesquisa Cultura de Paz, Direitos Humanos e Sustentabilidade. Email: carolgoss73@gmail.com. Telefone: (42) 991064876. Palmeira – PR, Brasil.

Downloads

Publicado

20-07-2021

Como Citar

SALLES FILHO, N. A.; REBEIRO DE PONTES, A. R.; MELNYK, A.; GOSS, C. C. de. ENSINO ATRAVÉS DO LÚDICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO JOGO DE TABULEIRO EM UMA AULA SOBRE KARL MARX. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 257–276, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i39.27378. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/27378. Acesso em: 29 mar. 2024.