O PROFESSOR E A PONTE

: REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR A PARTIR DA METÁFORA DE UM CONTO DE FRANZ KAFKA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i41.28274

Resumo

O objeto desse ensaio crítico é discutir por meio de uma metáfora o papel do professor como mediador pedagógico. A metáfora será construída a partir do conto “A Ponte” de Franz Kafka. O tema que pretende-se explorar como fato gerador de uma discussão que contemple o diálogo com um conto de Franz Kafka e com obras de outros autores é sobre a atuação do professor em sala de aula, suas primeiras experiências docentes. Para tal, o cenário apresentado é baseado em minha própria formação e experiência como egressa de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas e novata na escola. No primeiro momento do texto será apresentado o conto de Kafka e uma situação real, buscando os elementos correspondentes entre os dois. No segundo momento refletiremos sobre as relações estabelecidas e o papel do professor de ciências enquanto mediador pedagógico.

Biografia do Autor

Monike Gomes, Universidade de Brasília

É aluna do curso de Doutorado em Educação da Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Goiás. 

Vanessa de Souza Vieira, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Ciência animal pela Universidade Federal de Goiás. Atua como Docente da Pós graduação em Docência Superior online da UniAraguaia Centro Universitário, tutora de Estágio Supervisionado, e Professora formadora das disciplinas Anatomia Humana, Anatomia Comparada e Grandes Temas em Biologia do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Goiás - Cear. Atuou como Professora de apoio da coordenação e membro do NDE do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas UEG/CEAR.

Downloads

Publicado

05-08-2022

Como Citar

GOMES, M.; DE SOUZA VIEIRA, V. . O PROFESSOR E A PONTE: : REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR A PARTIR DA METÁFORA DE UM CONTO DE FRANZ KAFKA. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 41, p. 148–159, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i41.28274. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/28274. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios