O PROFESSOR E A PONTE
: REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR A PARTIR DA METÁFORA DE UM CONTO DE FRANZ KAFKA
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i41.28274Анотація
O objeto desse ensaio crítico é discutir por meio de uma metáfora o papel do professor como mediador pedagógico. A metáfora será construída a partir do conto “A Ponte” de Franz Kafka. O tema que pretende-se explorar como fato gerador de uma discussão que contemple o diálogo com um conto de Franz Kafka e com obras de outros autores é sobre a atuação do professor em sala de aula, suas primeiras experiências docentes. Para tal, o cenário apresentado é baseado em minha própria formação e experiência como egressa de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas e novata na escola. No primeiro momento do texto será apresentado o conto de Kafka e uma situação real, buscando os elementos correspondentes entre os dois. No segundo momento refletiremos sobre as relações estabelecidas e o papel do professor de ciências enquanto mediador pedagógico.
Downloads
Опубліковано
Як цитувати
Номер
Розділ
Ліцензія
Ця робота ліцензується відповідно до Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.